Saiba o motivo da Individualização de gás em condomínio estar se tornando tendência


Morar em condomínio é como fazer parte de uma comunidade, apesar disso muitos lugares estão adotando a individualização de gás em condomínio e demais contas, em alguns casos a pedido dos moradores.

Se torna cada vez mais comum moradores que preferem sistemas individuais de cobrança de contas, tornando a individualização de gás em condomínio, por exemplo uma tendência.

Caso você more em um condomínio a chance de haver um sistema individual é bem grande, mas você sabe qual o método de medida adotado pelo seu condomínio?

Neste texto além de descobrir o motivo da individualização de gás estar se tornando uma tendência, saiba quais são os tipos de medição mais usados.

 

Entenda os fatores que fazem a individualização de gás em condomínio estar na moda

 

Sistemas de individualização de gás em condomínio vem se tornando a preferência de diversos moradores por gerar economia e melhor comportamento.

Os síndicos, que geralmente são os responsáveis por fazer a divisão da conta entre os moradores preferem o sistema individualizado, pois torna a cobrança mais prática e evita deslizes na hora de cobrar.

 

Oferece mais praticidade

 

Outro fator que torna o sistema individual de cobrança conveniente é o fim de discussões desnecessárias sobre o pagamento das contas, em reuniões de condomínio.

Cobrar a conta de gás de forma individual, além de ser justo, tem efeito sobre os gastos gerais do condomínio, quando os moradores têm noção real do quanto gastam passam a economizar com maior frequência.

Além disso, fica muito mais fácil controlar os sistemas de gás dos moradores. Essa atitude até mesmo facilita a localização de problemas no encanamento que podem não ser percebidos fisicamente, apenas com a averiguação de um consumo maior ou menor do que o normal.

 

Proporciona maior segurança

 

Morar em condomínios é optar por estar em um lugar seguro, o sistema de individualização de gás colabora com essa ideia, pois, alguns sistemas, não precisam estar ligados a um botijão de gás. Assim, você e sua família poderão cozinhar e viver tranquilamente, sem se preocupar com o risco de vazamentos ou explosões.

De qualquer maneira, é preciso tomar algumas medidas para evitar o surgimento de tais problemas por descuido do morador. É preciso tomar muito cuidado na hora de instalar o fogão no sistema de gás, já que qualquer erro poderá ocasionar em vazamentos.

Verifique se a parte elétrica do eletrodoméstico está devidamente instalada, sendo importante que ela esteja aterrada e que o fogão esteja diretamente ligado na tomada. A recomendação é chamar um eletricista de confiança para realizar essa parte da instalação ou procurar por possíveis erros, mas nunca tentei fazer isso sozinho sem o devido preparo prévio.

 

Reduz a taxa e condomínio

 

O dinheiro que é gasto com a individualização deixa a taxa do condomínio menor, o que resulta em economia para os moradores e a formação de preços de aluguel mais atrativos no mercado, possibilitando que novos moradores possam chegar até o condomínio.

Muitos imóveis comerciais desse tipo acabam tendo um valor elevado de condomínio justamente pelos grandes gastos e trabalho relacionados ao fornecimento de diversos serviços aos moradores, como água e gás. Quando essas atividades são individualizadas, esse valor acaba sendo repassados aos moradores, facilitando bastante a vida do síndico e o bolso de todos.

Oferece retorno garantido

 

Outra informação passada pelas empresas que trabalham com individualização de gás é que, dependendo do tamanho do condomínio, o investimento é pago em dois ou três meses. Essa é apenas mais uma garantia de que a individualização de gás em condomínio é uma maneira barata e segura de promover gás de qualidade aos seus moradores de maneira mais barata para os condomínios e também para os moradores.

 

Reduz o consumo de gás

 

Utilizando o gás de maneira individual, você só pagará pelo que consumir, o que resultará em um valor menor a ser pago no mês pelo gás que utilizar. De acordo com Hubert Gebara, vice-presidente  de administração imobiliária do Secovi-SP, essa economia pode chegar a 40%.

Esse dinheiro poupado poderá ser usado para outras finalidades da família, ou até mesmo economizado para o pagamento de outras contas ou realização de outros investimentos. O segredo é saber utilizar o seu dinheiro e aplicar práticas para a economia de gás.

 

Maior controle

 

Os moradores terão um melhor controle sobre como eles estão gastando gás e quais os reais valores de consumido de cada apartamento. Assim, eles conseguirão tomar medidas, caso achem necessário, para conseguir economizar gás e, consequentemente, ter menos gastos nas contas do mês.

No decorrer do texto, você também aprenderá algumas maneiras de medir o consumo de gás nesse novo tipo de sistema, permitindo com que você analise o consumo desse serviço pelos seus moradores.

Este recurso não é tão barato, então utilizá-lo de maneira desenfreada pode ser bastante doloroso para o bolso. Preferir cozinhar ou esquentar certas comidas no forno ou fazer porções maiores para serem consumidas durante a semana também são maneiras de economizar gás.

 

Outras dicas para economizar gás

 

Outras dicas para economizar gás são: mantenha o forno fechado, limpe as bocas do fogão após o uso, prefira cozinhar o feijão na panela de pressão, pois o cozimento é mais rápido, feche as panelas enquanto cozinha, etc.

Moradores que vivem em condomínios antigos, mas desejam que seu condomínio tenha um sistema de individualização de gás é necessário que haja votação durante a reunião. Caso a proposta seja aprovada o síndico pode tomar iniciativa para colocar o projeto de individualização de gás em prática.

Você entendeu alguns fatores que estão fazendo moradores de condomínio aderirem a sistemas individuais de gás, agora conheças as formas de medir os gastos.

 

Formas de medir os gastos do sistema individual de gás em condomínio

 

Existem duas formas usadas pelos condomínios para medir o consumo de gás, entenda como cada um funciona para não ter dúvida quando a conta chegar.

 

Medição por telemétrica

 

Um processo de comunicação automatizado, usando pontos remotos é capaz de coletar dados de lugares distantes ou de difícil acesso e transferir as informações para outros equipamentos.

Existem variações desse equipamento que, pode ser sem fio, com fio, analógico ou digital.

 

Medidor por rádio frequência

 

A medição é feita usando o medidor e uma antena de rádio frequência, a leitura é feita coletando as informações da antena que será instalado no condomínio.

O responsável pela leitura enviará os dados para um software que, funcionara como uma planilha de gastos.

Investir sistemas de individualização melhora a convivência entre todos do prédio e se torna sinônimo de investimento na infraestrutura do local.

Agora que você entendeu o que motiva vários moradores de condomínio optarem pela individualização de gás em condomínio e como a medição é feita o que acha de aderir essa inovação em seu condomínio também?

A MJ INDIVIDUALIZA está pronta para atendê-lo da melhor forma possível. Possuímos excelência no seguimento e uma equipe treinada para solucionar seus problemas. Entre em contato conosco através do formulário abaixo ou da maneira que preferir: