Benefícios da individualização de gás e água


Muito se fala sobre o consumo racional e sustentável de bens naturais, como o gás GLP (gás de cozinha), gás natural encanado e a água, e como esse consumo de forma consciente pode trazer benefícios não só para a natureza, mas também para o bolso de quem economizar esses recursos.

O problema é que em muitos condomínios as contas de água e gás são compartilhadas e todo mundo paga um valor igual, ou seja, quem economiza paga o mesmo valor que quem desperdiça, e isso muitas vezes desmotiva as pessoas a terem um consumo consciente, pois no fim pagarão o mesmo valor de sempre.

Pensando nisso foi criada a individualização das contas de gás e água, onde o morador paga apenas pela quantidade consumida.

E economia nas contas não é a única vantagem desse método de cobrança, por isso o artigo de hoje trará todos os benefícios da cobrança individual de contas.

Quais são os benefícios da cobrança individual das conta de água e gás?

  • Fica mais fácil achar vazamentos

Após algum tempo depois de o sistema de individualização ser instalado nos apartamentos é possível ter acesso ao histórico de consumo do morador que suspeita de algum vazamento e caso o valor consumido tenha aumentado muito no último mês, realmente é bem provável que exista um vazamento no lar desse condômino.

E, como a distribuição é individual,não é necessário desligar o abastecimento em todo o condomínio ou em boa parte dele para fazer os reparos no encanamento, basta desligar o abastecimento no apartamento onde será feito o reparo e consertar o encanamento.

  • Melhoria da convivência entre os condôminos

Pode parecer difícil de acreditar, mas ainda existem muitos desentendimentos e atritos nas reuniões de condomínio quando o assunto é o valor das contas de água e gás. Muitos moradores que economizam estes recursos ficam indignados com o valor cobrado sobre eles — e com razão.

Boa parte dessas discussões podem ser evitadas com a implementação do modelo de cobrança individualizado, pois assim o morador pagará apenas pelo que consumiu, tirando as chances dele reclamar — e caso esse morador ainda ache que o valor de sua conta está alto, basta que ele economize mais no próximo mês.

  • Sistema à prova de fraudes

Com o uso de um sistema de individualização de gás e água fica praticamente impossível realizar fraudes no sistema de abastecimento, como o famoso gato, onde o morador consome os recursos, mas não paga por eles, pois como a medição de consumo é realizada individualmente, fica muito mais fácil perceber uma redução brusca no consumo, e assim fazer os procedimentos necessários para detectar o possível gato.

  • Agrega valor à unidade

Condomínios que possuem um sistema de individualização de contas são mais bem avaliados por especialistas e moradores pois traz inúmeros benefícios para os condôminos, o síndico, os donos do condomínio e para as empresas responsáveis pela distribuição de água e gás.

  • Pagamento apenas do que for gasto

Muitas pessoas conseguem economizar bastante a quantidade de água e gás consumidas, porém continuam pagando contas com valores bastante altos, e isso as deixam muito irritadas. Felizmente esse problema pode ser facilmente resolvido com a individualização, pois cada condômino pagará apenas pela quantidade gasta, ou seja, quem economiza ficará muito satisfeito com essa forma de cobrança, e quem desperdiça pagará um valor que corresponde aos seus gastos exorbitantes.

Outro lado bom de individualizar é que os moradores não serão penalizados, caso algum deles esteja inadimplente em relação às parcelas de condomínio. Todo o processo de bloqueio ou corte do fornecimento será exclusivamente no apartamento do morador que está com as contas atrasadas.

  • Pode ajudar a combater a inadimplência

Como já foi dito anteriormente, a individualização das contas de água e gás pode ajuda a diminuir o número de “maus pagadores” no condomínio, pois como a conta é individualizada, caso o morador não a pague ele terá a distribuição de gás ou água cortados em seu lar, sem que isso interfira na distribuição dos outros apartamentos.

A individualização é obrigatória?

Em 2016, o então presidente Michel Temer sancionou a lei 13.312 tornando obrigatório que, a partir de 2021, todos os condomínios novos brasileiros sejam entregues prontos com a medição individual da água.

Esta lei só se aplica a condomínios que serão construídos a partir de 2021, mas essa lei nos mostra que a individualização de contas está ganhando força e em breve se tornará muito comum no Brasil.

Conclusão

Como foi possível perceber ao longo do texto, a cobrança individual das contas de água e gás traz muitos benefícios para os síndicos, moradores do condomínio e o meio ambiente, além de trazer uma forma justa de calcular o valor das contas de cada condômino.

E caso você tenha interesse em saber mais sobre a individualização de água e gás ou pretende instalar essa forma de cobrança em seu condomínio, entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas.

 

 

 

A MJ INDIVIDUALIZA está pronta para atendê-lo da melhor forma possível. Possuímos excelência no seguimento e uma equipe treinada para solucionar seus problemas. Entre em contato conosco através do formulário abaixo ou da maneira que preferir: