7 dicas efetivas para economizar gás de cozinha


Neste texto, explicaremos algumas maneiras bastante simples e eficientes para economizar gás e assim permitir que as suas contas básicas fiquem mais baratas, o que resultará em um dinheiro a mais que poderá ser utilizado para várias finalidades ou poupado para emergências.

Muitas pessoas percebem que estão gastando além da conta com gás todos os meses e querem reduzir esse valor para que sobre um dinheiro a mais no final do mês, mas como fazer isso? Afinal, são itens utilizados diariamente por todas as famílias.

 

1 – Avalie a cor das chamas

 

A cor das chamas que saem do fogão podem dar indícios de que tem algo errado, principalmente resultando em um gasto maior de gás do que o normal. Ao ser ligado, a chama desse eletrodoméstico precisa ser azul.

Caso o fogo apareça na cor amarela ou laranja, significa que existem sujeira nos bocais, o que atrapalha a passagem do gás e faz com que o dono do gás esteja gastando esse componente a toa. Por isso, realize a limpeza das bocas do fogão com periodicidade, sempre avaliando se restou algum resquício de sujeira.

Em alguns casos, podem existir problemas físicos nos bocais, o que necessitará da visita de um técnico para averiguar a situação e fazer o devido reparo. Pode parecer um gasto extra, mas consertar o seu fogão o mais rápido possível não economiza apenas gás, mas também evita acidentes que podem colocar você em risco.

 

2 – Limpe as bocas do fogão

 

Seguindo a dica anterior, o seu fogão precisa estar devidamente limpo para que o gás possa chegar até os bocais sem empecilhos, e então se transformar em fogo. O ideal é que seja feita essa limpeza sempre após o uso o eletrodoméstico.

E possível utilizar diversos produtos para realizar a limpeza das bocas do fogão, como vinagre, desengordurante, ou fazer diferentes receitinhas caseiras para tirar as sujeiras mais difíceis com maior facilidade.

Para a limpeza diária, um pano com desengordurante já deve servir, mas é interesse fazer uma limpeza mais pesada nessas peças pelo menos 1 vez a cada duas semanas, para garantir que nenhuma sujeira atrapalhará a usabilidade do seu fogão.

 

3 – Evite abrir o forno várias vezes

 

Ficar abrindo o forno constantemente, seja para colocar novas formas ou verificar como anda o cozimento, pode aumentar o consumo de gás, já que o calor sairá do local e o fogão precisará trabalhar mais para repor esse calor perdido.

Assim, opte por escolher um fogão que tenha um forno com a tampa transparente, para que seja possível verificar o cozimento dos alimentos sem precisa abri-la. Além disso, prefira colocar o máximo de assadeiras ou pratos que puder dentro das grades para assar de uma vez.

Com essas duas dicas, você terá economia no gás e também terá a sua comida preparada muito mais rapidamente, para que ela possa ser degustada com você e toda a sua família. Ao cozinhar a noite, também prefira ascender a luz do forno para verificar se está tudo bem com o alimento.

 

4 – Utilize a panela de pressão

 

Um dos alimentos mais demorados de se cozinhar é o feijão, um alimento bastante típico e sempre presente na mesa dos brasileiros. Entretanto, cozinhá-lo em uma panela comum pode não ser uma ideia tão boa assim.

Por conta do seu longo tempo de cozimento, ele poderá gastar muito gás, principalmente se for cozinhado com certa frequência. O ideal é utilizar uma panela de pressão para essa finalidade, já que o seu preparo se dá de maneira muito mais rápida nesse tipo de panela.

Algumas pessoas podem ter medo de utilizar panelas de pressão, por conta do risco de explosão. Entretanto, já existem panelas de pressão elétricas que são totalmente seguras e ainda evitam que você gaste gás para preparar alimentos mais demorados.

 

5 – Invista no cozimento a vapor

 

O cozimento a vapor é uma alternativa bastante saudável de cozimento de legumes, peixes e carnes. Nesse modo de preparo, a comida não entra em contato direto com a água, mas é cozida pelo vapor produzido pela evaporação do líquido.

Um outro benefício do cozimento a vapor é que ele economiza gás. Além disso, você poderá cozinhar alimentos utilizando a água, enquanto utiliza o líquido evaporado para cozinhar outros alimentos, como legumes, por exemplo.

Assim, você economiza gás, suja menos louça e tem a sua comida pronta muito mais rapidamente. Legal, não é? Existem panelas próprias para o cozimento a vapor, mas também é possível improvisar com uma panela larga, um prato e papel-alumínio.

 

6 – Deixe as panelas com a tampa fechada

 

Essa é uma dica bastante simples: ao cozinhar, prefira faze-o com a tampa fechada, para que o vapor não escape e cozinhe o alimento mais rápido. Muitas panelas contam com um furinho na tampa para deixar escapar um pouco do ar e evitar que a água derrame por conta da alta pressão.

Caso a panela que você utilize não tenha esse dispositivo, é só não deixa a panela fechada, deixando um pequeno espaço para o ar sair. Com isso, a água do cozimento não transbordará e ainda terá contenção de vapor para cozinhar mais rapidamente a comida.

Cozinhar alimentos no vapor pode até mesmo auxiliar no seu intestino, já que as fibras presentes na comida são preservadas. Esse modo de preparo também auxilia na eliminação de toxinas presentes no corpo.

 

7 – Investindo na individualização de gás

 

Se você mora em um condomínio, existe a chance de pagar um valor maior do que poderia com a conta de gás. Acontece que em muitos desses locais, o gás é monitorado de maneira coletiva, e o morador paga uma taxa relacionada ao uso de todo o prédio.

Com o serviço de individualização, você pagará apenas o gás que consumir, fazendo com que a sua conta fique mais barata no fim do mês. Além disso, também é possível ter um maior controle do uso desse serviço e avaliar se é necessário partir para o plano de economia.

Que tal começar agora mesmo a pensar em um plano de individualização de gás no seu condomínio? Com certeza os demais moradores, bem como o síndico, gostarão de saber dos benefícios dessa mudança!

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais!

A MJ INDIVIDUALIZA está pronta para atendê-lo da melhor forma possível. Possuímos excelência no seguimento e uma equipe treinada para solucionar seus problemas. Entre em contato conosco através do formulário abaixo ou da maneira que preferir: