Leitura via rádio frequência de água e gás


“João é síndico de um condomínio e pensa em implantar sistemas de medição individual de água e gás no prédio onde mora, pois ele ficou bastante animado com as vantagens da individualização – e ele não está só, apenas na cidade de São Paulo mais de 12 mil apartamentos e locais comerciais usam sistemas com hidrômetros separados. O problema é que João ainda está em dúvida entre colocar o sistema com leitura manual ou via rádio frequência, e ele não sabe como decidir, já que não consegue achar informações sobre o sistema de rádio frequência e ver se esse método de cobrança individual é vantajoso.”

Histórias como a do João são comuns atualmente, pois muitas pessoas vêm buscando implantar a individualização de água e gás em seus condomínios, mas acabam indecisas sobre qual forma de leitura escolher, porque elas não conhecerem as vantagens do sistema de medição via rádio frequência.

E caso você também esteja com esse problema, continue lendo o texto para tirar todas as suas dúvidas.

Como esse procedimento de leitura funciona?

Durante o processo de medição individualizada tradicional, método no qual a leitura é feita de forma visual, o leiturista precisa entrar dependências do condomínio e transitar pelos corredores, podendo comprometer a privacidade dos moradores. Quase sempre é preciso deslocar algum funcionário que trabalha na portaria ou na zeladoria para acompanhá-lo ao longo de todo o processo de leitura, algo que pode gerar atraso na execução das tarefas no condomínio.

Na medição via rádio frequência, o hidrômetro é equipado com um rádio transmissor que armazena as informações da medição. Dessa forma o leiturista precisa apenas passar pelas redondezas do condomínio para captar os dados de consumo através de coletor móvel de dados por rádio frequência. Este método traz praticidade e agilidade, pois em um condomínio de médio porte a medição pode ser feita em até 15 minutos.

Quais são as principais vantagens desse sistema?

É um sistema de fácil instalação e manutenção

A instalação desse sistema é bem mais simples, já que não é necessário fazer obras para a instalação de cabos, e isso faz do sistema de radiofrequência o mais recomendado para prédios antigos.

Sistemas de leitura por radiofrequência tem longa duração permanecendo sem a necessidade de manutenção por muito tempo.

Mais praticidade para fazer a leitura

O funcionário responsável por fazer a leitura vai até o condomínio e não precisa entrar no local onde os hidrômetros estão instalados, já que é possível coletar os dados do consumo através do sinal emitido pelo equipamento instalado no medidor.

As informações sobre o consumo ficam disponíveis na internet para os moradores

Além de ser prático para fazer a leitura, esse modelo de medição também oferece facilidade para que o próprio morador verifique os dados a respeito dos seus gastos. Isso é possível porque os dados também ficam armazenados na internet, onde o cliente pode criar um login e verificar pessoalmente o seu consumo.

Por que individualizar a cobrança de água e gás no condomínio?

O preço do gás e da água só aumenta com o passar do tempo, mas mesmo assim, algumas pessoas continuam desperdiçando esses recursos e isso pesa na conta no fim do mês. O grande problema é que em muitos condomínios a conta é dividida entres a moradores, então as pessoas que economizam acabam pagando um preço acima do valor consumido e os moradores que desperdiçam pagam menos do que deveriam.

Isso é injusto e a individualização tem a função de trazer mais equilíbrio para as contas dos moradores de condomínio — a pessoa só paga pela quantidade consumida.

Conclusão

Embora não seja muito divulgado, o sistema de leitura individualizada via rádio frequência é uma excelente opção para quem deseja unir praticidade e economia, pois a medição individual de consumo estimula os moradores a economizarem e a leitura por rádio frequência é o método que menos exige manutenção.

Ainda restou alguma dúvida a respeito desse modelo de medição de gastos? Então deixe sua pergunta nos comentários, pois nossa equipe terá satisfação em lhe responder.

 

 

 

 

 

A MJ INDIVIDUALIZA está pronta para atendê-lo da melhor forma possível. Possuímos excelência no seguimento e uma equipe treinada para solucionar seus problemas. Entre em contato conosco através do formulário abaixo ou da maneira que preferir: