7 dicas que para você economizar água!


Neste artigo, explicaremos algumas medidas que podem ser utilizadas para economizar água, e assim, poder utilizar esse recurso natura com consciência, evitando o desperdício e ajudando a ter um dinheiro de sobra todos os meses.

A água é um dos bens mais utilizados dentro de casa, desde lavar a louça até para consumo, ela está presente em diversas atividades do nosso dia a dia. Por conta do seu alto uso, ela pode ter um preço alto a ser pago na conta mensal desse serviço.

 

1 – Tome banhos rápidos

 

O banho é um momento em que não vemos passar, assim, muitas pessoas acabam ficando longos períodos debaixo do chuveiro. Apesar de ser uma atividade relaxante, ela pode custar caro para o seu bolso, tanto pelo algo gasto de água, tanto pelo uso de energia elétrica, no caso dos banhos quentes.

Por isso, procure tomar banhos mais rápidos, levando no máximo 15 minutos. Roce se manterá limpo e ainda poupará energia elétrica e água. Muitas pessoas utilizam o momento do banho para relaxar, mas existem maneiras mais baratas de descansar o corpo e a mente, como a prática da meditação.

 

2 – Feche o chuveiro enquanto precisar se molhar

 

Ainda falando de banho, muitas pessoas acabam deixando o chuveiro ligado durante todo o período do banho, mesmo quando estão fora dele, como para se ensaboar ou passar o shampoo/condicionador nos cabelos.

Sempre que precisar dar essas “pausas” lembre-se de desligar o chuveiro. Apesar de ser um período curto, já é possível economizar uma boa quantidade de água. No começo, poderá ser um pouco difícil lembrar de tomar esse cuidado, mas com o tempo, isso se tornará um ótimo hábito.

 

3 – Não deixe as torneiras pingando

 

Outro cuidado necessário para não pagar mais que o necessário em sua conta de água é fechar corretamente todas as torneiras da casa. Pode não parecer, mas aqueles pingos podem se tornar em um prejuízo enorme.

Certifique-se de fechar bem as torneiras, e caso elas continuem pingando mesmo assim, o ideal é chamar um encanador ou outro tipo de profissional qualificado para fazer o conserto dessa peça o mais breve possível.

De acordo com o site Infomoney, ao tomar essa simples atitude, você poderá economizar até 80 litros de água, caso more em um apartamento, ou 12 litros para quem mora em uma casa. E para gastar menos água ainda, feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes ou ensaboando as mãos.

 

4 – Conserte os vazamentos

 

Percebeu que algum cano, torneira, chuveiro ou outro equipamento diretamente ligado com a rede hidráulica pode estar vazando água? Então chame um encanador o mais rápido possível. Esse problema poderá causar uma baita dor de cabeça, principalmente pelo alto desperdício.

Além disso, a depender do local do vazamento, a água poderá colocar em risco a integridades das paredes e do piso, que podem criar mofos ou até mesmo causar acidentes. Assim, quando mais tempo se passar, mais caro será para arrumar todos os problemas.

Para escolher um encanador de confiança, é preciso procurar por indicações de amigos, parentes ou pessoas de confiança, além de averiguar a reputação do profissional. Será possível encontrar profissionais com diferentes faixas de preço, por isso, escolher aquele com um valor justo para ambos os lados.

 

5 – Deixe a louça de molho

 

E quem imaginaria que “acumular louça” seria uma boa maneira de economizar dinheiro? Em uma bacia, coloca as louças de molho em um pouco de água por um breve período. Essa técnica fará com que a sujeira dos pratos, copos e talheres se solte mais facilmente, sem a necessidade de deixá-los por um longo período em água corrente sendo esfregados até que fiquem totalmente limpos.

Ao fazer isso, o ato de lavar louças também será bem mais rápido, já que não precisará ficar esfregando a louça incessantemente. Isso permite com que você tenha tempo para realizar outros afazeres da sua ou da sua vida pessoal/profissional.

Outra dica é deixar a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega os pratos. Com isso, você utilizará esse recurso sabiamente, além de continuar deixando a sua louça limpinha e brilhante como sempre.

 

6 – Use a descarga conscientemente

 

O ato de dar descarga consome bastante água, por isso, é preciso ser utilizado com cautela. Ao apertar o botão por 6 segundos, são consumidos entre 6 e 10 litros de água… em apenas uma descarga!

Por isso, reserve esse momento para quando for realmente necessário, além de evitar jogar papéis e outros itens dentro do vaso, evitando assim com que ele entupa cause mais trabalho e despesas para você.

Sempre verifique se o sistema de descarga está funcionando normalmente, já que um defeito fará com que seja gasta ainda mais água do que o comumente utilizado para realizar esse procedimento. Em caso de alguma anormalidade nesse sentido, chame um profissional.

 

7 – Invista na individualização de água em seu condomínio

 

Você sabe o que é individualização de água em condomínio? Ele é o processo de fazer com que cada morador de um condomínio tenha o seu próprio relógio, já que em muitos locais, esse serviço é controlado de maneira conjunta, e o morador precisará pagar uma taxa levando em conta o consumo de todo o prédio.

Para evitar que você pague pela água consumida por outras pessoas, convença o seu síndico, bem como os ouros moradores, a adorarem o sistema de individualização da água. Com isso, os condominos terão maior autonomia sobre o uso da água em seus apartamentos, pagando o valor menor, além de ser mais econômico para o próprio condomínio.

E então? Conseguiu entender o que fazer para gastar menos água em casa? São sicas muito simples, mas que podem fazer a diferença nos gastos mensais da sua família. E para economizar ainda mais, você poderá contar com os serviços da MJ individualiza para realizar o procedimento de individualização da água do seu condomínio.

A empresa conta com anos de mercado e profissionais capacitados que fornecerão um serviço de qualidade e rápido. Isso é satisfação garantida!

Entre tem contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre como a MJ individualiza pode ajudar você!

A MJ INDIVIDUALIZA está pronta para atendê-lo da melhor forma possível. Possuímos excelência no seguimento e uma equipe treinada para solucionar seus problemas. Entre em contato conosco através do formulário abaixo ou da maneira que preferir: